terça-feira, 18 de setembro de 2012

Resenha do livro Caso Escola Base – Os abusos da imprensa


Alice Andrade
   Seis vítimas de uma mídia sensacionalista, denúncias de abuso sexual infantil, prisões decretadas sem provas e um caso que entrou para a história do jornalismo tanto nacional quanto internacional. São esses os temas tratados por Alex Ribeiro em seu livro Caso Escola Base – Os Abusos da Imprensa.
   Narrado pelo jornalista de maneira cronológica e com uma notável riqueza de detalhes, o episódio ocorreu no bairro da Aclimação, em São Paulo. Lúcia Eiko Tanoue e Cléa Parente de Carvalho, mães de alunos da Escola Base, denunciaram três casais - entre eles os próprios proprietários do colégio - de abuso sexual contra seus filhos e outras crianças de apenas quatro anos. Os acusados eram Ichshiro e Maria Aparecida Shimada, Maurício e          Paula Monteiro de Alvarenga e Saulo e Mara Nunes.
    O drama vivido por essas pessoas começou no dia 28 de março de 1994 e só teve fim em 22 de junho do mesmo ano, quando o então delegado Gérson de Carvalho concluiu que nenhum dos suspeitos tinha participação no suposto crime. No entanto, o delegado que inicialmente ficou responsável pelo caso foi Edélcio Lemos, que precisou apenas de um telex do IML (o qual, mais tarde, se mostrou inconclusivo) para declarar indevidamente à mídia a culpa dos acusados.
   Os envolvidos tiveram suas casas e a própria Escola Base depredadas, além dos imensuráveis danos morais e psicológicos aos quais foram submetidos. Manchetes como “Perua carregava crianças para orgia”, da Folha da Tarde, e o título de capa “Kombi era motel na escolinha do sexo”, do tablóide Notícias Populares, são exemplos de como os veículos comunicativos tratavam os acontecimentos de maneira parcial, deixando de lado a versão dos casais.
   Utilizando-se de uma linguagem clara e, dessa maneira, proporcionando uma leitura instigante sobre o ocorrido, o autor divide sua obra em 17 partes, contando com um prefácio feito por Carlos Brickmann e uma tabela cronológica dos acontecimentos no final. É importante ressaltar que o livro é uma verdadeira aula sobre ética jornalística, pois aponta os diversos erros de apuração, checagem, utilização do off e excesso de parcialidade cometido pelos jornalistas.
   Nessa perspectiva, Ribeiro traz uma leitura essencial tanto para nós, futuros profissionais de comunicação, como também para quaisquer pessoas que estão na outra ponta da notícia e devem ter um maior senso crítico diante daquilo que é trazido pela mídia. 

Livro: Caso Escola Base - Os abusos da Imprensa
Editora: Ática
N. de páginas: 166

Um comentário:

  1. Olá, Rayane!
    Adorei sua resenha, muito boa mesmo!
    Até hoje não dá pra entender o que aconteceu nesse caso, realmente muito estranho tudo isso. A única certeza que tenho é que a imprensa não foi, em momento algum, justa.

    ResponderExcluir