sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Estudantes de comunicação social são protagonistas na realização da SECOM


Por Vívian Lucena
    O blog fala foca conversou com João Victor Pereira, Coordenador de Assuntos Acadêmicos do CABW e estudante do sétimo período de jornalismo, e com Vitória Menezes, que faz parte da 59mil e cursa o segundo semestre de publicidade. Ambos são uns dos organizadores da primeira semana de Comunicação da UFRN (SECOM) e falaram um pouco sobre o evento.
   João Victor conta que o projeto de fazer a Secom nasceu em maio. Inicialmente, era um encontro menor com palestrantes e profissionais apenas do estado, a equipe do CA chegou a fazer divulgação, ação de marketing e todos os preparativos para o evento ser realizado nesse mesmo mês. Mas o projeto não pôde ser concluído, pois coincidiu com o período de paralisação dos ônibus e os estudantes não tiveram acesso à universidade. O projeto foi reaceso em setembro, quando os universitários voltaram do ENECOM (Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação, aconteceu entre os dias 13 e 20 de julho na Universidade de Brasília) ainda mais entusiasmados e com novas ideias para incluir na semana.
    A parceria entre as habilitações do curso nasceu involuntariamente, a 59mil também já estava com a ideia do evento pronta e as propostas eram bastante compatíveis. “Foi aí que surgiu o evento de comunicação, sem a segmentação das três habilitações e com uma abrangência de assuntos bem maior” disse. A partir disso, eles conseguiram o apoio, apesar de limitado, do CCHLA e da nova gestão do departamento.
   Os desafios para a realização de um evento desse porte são incontáveis, ainda mais com um prazo de tão pouco tempo. Vitória fala que a produção do evento só foi iniciada efetivamente na terceira semana de setembro e só tem até o fim do mês para encerrar os preparativos. Desse modo, o dia-a-dia dos organizadores fica muito corrido, afinal eles também são alunos. Além disso, tudo na universidade é muito burocrático, então quando a equipe se dispõe a organizar um evento com um prazo pequeno aparecem muitas dificuldades, “cada problema que aparece, tem que procurar um chefe (de departamento) diferente”, afirma João Victor. “Nós não temos apenas que falar com o pessoal do departamento, é necessário insistir mesmo”, completa Vitória. Eles ainda falaram que a semana tomou proporções bem maiores que as esperadas, o número de inscrições surpreendeu: já foram uma média 350 pessoas inscritas.

   João Victor e Vitória Menezes encerram a entrevista falando que uma das principais finalidades do evento é mostrar a capacidade dos alunos que estão aplicando aquilo que aprenderam e desenvolveram ao decorrer do curso. “É uma Semana de Comunicação; não é de publicidade, jornalismo ou rádio” completam.


Semana de Comunicação
A Semana de Comunicação (Secom) está sendo desenvolvida pelo Centro Acadêmico Berilo Wanderley (CABW), pela Empresa Junior de Publicidade 59mil – única empresa júnior do curso de comunicação social da universidade – e pelo Coletivo ENECOS Potiguar. O evento acontecerá entre os dias 1 a 5 de outubro nos auditórios da universidade, as inscrições estarão abertas até hoje (28). Os estudantes da UFRN contribuem apenas com um quilo de alimento e não precisam pagar a taxa de cinquenta reais para as demais pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário