domingo, 5 de maio de 2013

Clica, foca!

Especial Televisão


Por Natália Noronha

Dentre as tantas culturas do brasileiro, está a de assistir tevê. Alguns concebem o hábito como compromisso religioso: reservam as vinte da noite pro jornal e as nove pra novela, todo dia. Outros têm o aparelho apenas para compor a decoração da casa, e vez ou outra assistem a um filminho ou a um capítulo perdido da novela. Mas não há de se contestar que a grande maioria da população verde-e-amarela consome conteúdo de tevê em boa parte do tempo.

(Pra ilustrar essa afirmação, dados do Barômetro de Engajamento de Mídia, estudo feito pela Motorola Mobility, confirmam que nossa pátria-amada-Brasil está entre os seis países que mais consomem conteúdo televisivo)

Se a gente for estender essa conversa a uma esfera mundial, a coisa não fica tão diferente. Ainda de acordo com o Barômetro, pessoas em todo mundo assistem em média 25 horas de TV semanalmente. Em 2011, esse número era de 10 horas; em 2012, saltou para 19. Ou seja, a gente tem assistido tevê cada vez mais.
Pois bem, focas. O Clica, foca! de hoje entra no especial sobre televisão do Fala, foca! e traz 5 grandes momentos da televisão brasileira e mundial. Vamos conhecer numa galeria de fotos alguns dos mais importantes acontecimentos transmitidos e/ou repercutidos pela TV.


1.       A primeira telenovela brasileira

Brasileiro é bicho noveleiro. Esta colunista costuma dizer que a novela pode ser ruim-que-só-a-bixiga, mas a gente ainda assiste. É porção da cultura nossa essa coisa de acompanhar o desenrolar do novelo, de saber quem matou quem. Mas você já se perguntou quando foi que começou isso tudo? A primeira telenovela brasileira se chamava “Sua Vida Me Pertence” e foi ao ar pela primeira vez em 21 de dezembro de 1951, na extinta TV Tupi (sobre a qual você pode conhecer mais aqui). A obra contava os amores e desamores de uma paixão entre um homem mais velho e uma moça, vividos por Walter Forster e Vida Alves, respectivamente. A novela tinha 15 capítulos e era transmitida duas vezes na semana. E olha que coisa: ao vivo! Naquele tempo não havia esse processo de gravação, não existia videotape; a telenovela e os demais programas eram gravados ao vivo. Nada de Falha Nossa.


2.       Primeira Copa do Mundo televisionada

Dividindo espaço com a novela no coração do brasileiro, o futebol é um dos grandes amores da pátria-amada-Brasil. Pauta da conversa de bar, assunto do intervalo no trabalho e, claro, programação das noites de quarta e de domingo no sofá de casa. Aí vem a Copa do Mundo, quando todos aqueles sentidos de união, garra e amor à nação são potencializados com a família junta e de frente pra tevê. Pois bem, a primeira Copa do Mundo transmitida ao vivo pela televisão foi a de 1954, sediada na Suíça. Entretanto, apenas alguns países europeus receberam a transmissão. Somente na Copa sediada no México, em 1970, o campeonato foi televisionado pela primeira vez no Brasil. O torneio é o mais assistido em todo o mundo, superando os Jogos Olímpicos.


3.       Casamento Real - Charles e Diana

Para algumas pessoas, acompanhar a vida alheia é mais interessante. Principalmente quando se trata de um príncipe e uma princesa. O casamento do então herdeiro do trono britânico, Príncipe Charles, com a tímida e delicada Diana Spencer aconteceu na manhã de 29 de julho de 1981 e foi transmitida para todo o mundo (estima-se um número de mais de 750 milhões de telespectadores). O mundo parou diante da pompa e do luxo de um dos maiores e mais assistidos eventos do século XX. A cena mais aguardada pelo zoom das câmeras foi o terno selinho de Charles em Diana, na sacada do Palácio de Buckingham.


4.       O 11 de setembro
(A foto ficou conhecida como “The Falling Man” e foi registrada pelo fotógrafo Richard Drew. O clique causou incômodo ao público por ser perturbador.)

O atentado às duas torres mais conhecidas do mundo foi sem dúvida um dos grandes alvos da mídia dos últimos anos. Plantões e tomadas ao vivo dedicaram horas à ação terrorista. Entretanto, devido à censura de imagens, alguns veículos repetiam a cena do choque do avião com as torres, enquanto a CNN, canal norte-americano de notícias, transmitia imagens em tempo real de vítimas pulando do alto das torres, sempre alertando a audiência do conteúdo forte das imagens. Na noite da terça-feira 11, mais de 60 milhões de pessoas acompanharam a transmissão do atentado pela NBC, segundo o instituto de pesquisas Nielsen. No Brasil, a cobertura do acontecimento pelo Jornal Nacional garantiu a maior audiência do programa no ano, com 52 pontos de média. Mais de três bilhões de pessoas – praticamente a metade da população mundial, de 6,1 bilhões, na época – parou para acompanhar o evento.


5.       A maior audiência registrada no Brasil

A maior audiência da nossa televisão já registrada tinha que ser de novela. A Rede Globo de Televisão alcançou incríveis 100 pontos de audiência e 96 de média com o capítulo final de Roque Santeiro, trama protagonizada por José Wilker, Regina Duarte e Lima Duarte.


Sabe de algum grande momento da televisão mundial ou brasileira que não citamos aqui? Comenta aqui embaixo!

Um comentário:

  1. uma cena da televisão brasileira que me marcou quando eu era criança, foi na novela Laços de Família, quando Carolina Dieckmann representando Camila, teve o cabelo raspado =(

    ResponderExcluir