domingo, 12 de maio de 2013

Clica, foca!

Nosso último abraço

Por Natália Noronha

Bangladesh, Savar. A rotina de trabalho de vinte e quatro de abril de 2013 num complexo industrial que abrigava 5 fábricas de confecção têxtil prometia o canto desencontrado e confuso das máquinas, a fofoca tímida e baixa das amigas de trabalho e o grito insatisfeito dos patrões. Aquela mesma rotina. O esperado. Mas o inesperado aconteceu.
O prédio Rana Plaza, de nove andares, que confeccionava roupas e acessórios para grandes marcas estrangeiras, ruiu no começo da manhã da quarta-feira 24. O desabamento deixou mais de mil mortos e ultrapassa 2000 em número de feridos.
O que muita gente não para pra pensar em tragédias como a de Bangladesh é que, mais que números, as mortes significam vidas, famílias e histórias. E que, mais que a existência de histórias, as mortes significam a triste não-continuidade delas. Mais de mil planos interrompidos e empurrados pra debaixo de toneladas de concreto – concreto este que não lhes ofertava a segurança devida: os proprietários do complexo foram alertados sobre rachaduras - cuja existência comprometia a estrutura do prédio - percebidas na terça, dia que antecedeu a tragédia.
Entre as milhares de vítimas, duas em especial cativaram a atenção de Taslima Akhter. A fotógrafa e ativista bangalesa fazia a cobertura fotográfica do acontecimento quando se deparou com a cena. Um par de pessoas supostamente jovem, com uma porção do corpo escondida sob a matéria de concreto. Um homem e uma mulher cujo laço, se não existente, existente se tornou naquele instante: abraçam-se, quase que agarram-se as almas. Ela, com a cabeça violentamente inclinada para trás; ele, como que num encaixe, reclina a cabeça sobre o peito da moça, com olhos fechados e boca semiaberta. Ele a envolve em seus braços como se gritasse não querer perde-la.
Foto: Taslima Akhter / Divulgação

Taslima tinha percorrido os escombros durante o dia inteiro, tinha acompanhado todo o processo de buscas e de salvamento das vítimas, e às duas da manhã capturou o que foi considerado “o registro mais assombroso” da tragédia de Bangladesh. A foto passeou pelas redes sociais, pelos noticiários, sites e blogs e foi certamente o símbolo maior do desmoronamento.
À Time, revista eletrônica estadunidense, a fotógrafa fez um breve relato sobre o registro:

“Eu venho fazendo muitas perguntas a respeito do casal que morreu abraçado após o colapso. Eu tentei desesperadamente, mas ainda não achei nenhuma pista a respeito deles. Eu não sei quem são ou qual a relação eles tinham. 
Eu passei o dia inteiro do desabamento no local, assistindo aos trabalhadores serem retirados das ruínas. Eu lembro do olhar aterrorizado dos familiares - eu estava exausta mental e fisicamente. Por volta das 2h, encontrei um casal abraçado nos escombros. A parte inferior dos seus corpos estava enterrada sob o concreto. O sangue que saía dos olhos do homem corria como se fosse uma lágrima. Quando os vi, não pude acreditar. Era como se eu os conhecesse - eles pareciam ser muito próximos a mim. Eu vi quem eles foram em seus últimos momentos, quando, juntos, tentaram salvar um ao outro – salvar suas vidas amadas.
Cada vez que eu olho para essa foto, me sinto desconfortável - ela me assombra. É como se eles estivessem me dizendo, nós não somos um número - não somos apenas trabalho barato e vidas baratas. Nós somos humanos como você. Nossa vida é preciosa como a sua, e nossos sonhos são preciosos também. 
Eles são testemunhas nessa história cruel. O número de mortos agora passa de 750 (nesta quinta-feira, já chega a quase 1000). Que situação desagradável nós estamos, onde humanos são tratados apenas como números. 
Essa foto me assombra todo o tempo. Se as pessoas responsáveis não receberem a punição merecida, nós veremos esse tipo de tragédia de novo. Não haverá consolo para esses sentimentos horríveis. Cercada de corpos, eu senti uma imensa pressão e dor nas duas últimas semanas. Como testemunha dessa crueldade, tenho necessidade de compartilhar essa dor com todos. Por isso eu quero que essa foto seja vista.”

Em força, o registro supera palavras. Diz mais que elas. A dor do instante parece ser transmitida, ainda que em uma porção ínfima do que ela é em sua completude, numa corrente invisível que nos interliga aos seus protagonistas. Quando olho para a foto, participo daquele abraço. Esse abraço que mistura duas almas, que as une, no momento, em uma só. É como se o moço não deixasse escapar uma porção sequer da alma da moça para que morressem em unidade.
A fotografia entra para a história e serve como voz dos que não puderam soltar a voz diante da negligência e do descaso das autoridades sobre as más condições de trabalho e de segurança que têm os empregados de grandes empresas em todo o mundo.





"há braços, de fato. abraços, por sorte.
há deus, por fé.
adeus, por força."
 Talita Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário