sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Clica, foca!


O Clica, Foca! de hoje e das próximas três sextas-feiras se dividirá em quatro temáticas: Música, O Inusitado, Guerra e Esporte. Porque hoje se fotografa de tudo, se fotografa no céu e debaixo do mar. Se fotografa choros e risos e prédios a desabar. Nossa, que brega! Me largo agora das minhas duvidosas habilidades poéticas e falo sério. O fotojornalismo é variado demais. Há diversos objetos de fotografia e fotógrafos especializados para cada objeto. Seguindo esse pensamento, a gente vai te trazer as histórias que se esconderam por trás de músicos, por trás de situações inusitadas, por trás de uma guerra e por trás de um acontecimento do esporte. Divididozinho assim em quatro segmentos. A primeira parte dessa série, Música, conta os bastidores de uma foto bem famosa. Eu e as divindades fotográficas duvidamos de que você a desconheça.

Parte I - Música




Essa foto foi parodiada pelos Simpsons, foi capa de CD e leiloada por 16 mil libras em um leilão que durou menos de um minuto. Iain Macmillan, fotógrafo escocês, foi o artista da obra. No bairro londrino St. John’s Wood, em 8 de agosto de 1969, o fotógrafo aprontou uma escada para apoio e, a três metros do chão, fotografou os Beatles para o que seria a capa do álbum Abbey Road. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr protagonizaram a mais famosa travessia-de-rua enquanto um policial parava o trânsito. Com os 10 minutos que foram concedidos a Macmillan, o fotógrafo fez seis cliques dos Beatles andando nas duas direções da faixa de pedestres.

Na manhã de 22 de maio do ano passado, a foto que mostra os Beatles andando na direção contrária a que estampa o álbum Abbey Road (abaixo) foi leiloada por 16 mil libras esterlinas - o que equivale a R$ 51 mil – em Londres.


“Ah, Natália, mas isso não é fotojornalismo! Isso não é jornalístico!”

As novas definições que vieram com o novo nome da coluna abraçam, além de qualquer coisa, a definição de contadora de histórias. Acho que jornalismo é sobre isso. Sobre contar histórias. E no fotojornalismo se conta um monte delas - elas apenas são traduzidas em fotografia.

E aí? Gostou de saber a história dessa famosa foto dos Beatles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário