segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A primeira guerra televisionada


Por Matheus Soares
   O conflito vietnamita, entre capitalistas e socialistas, já se arrastava por cinco anos quando, em 1964, os americanos desembarcaram no Vietnã para apoiar os sulistas – liderados pelo ditador e capitalista Diem. Com o exército dos EUA, aportou também um time enorme da imprensa estadunidense e mundial.
   Era época de guerra fria, a qual os EUA e a URSS viviam em constante atrito, e a mídia era o principal meio de exposição da luta americana contra o inimigo socialista. Dessa forma, mostrar o apoio à democracia e a economia livre ao Vietnã eram essenciais para a boa propaganda capitalista.
   No início, a mídia estava apoiando os EUA. A imprensa anunciava notícias manipuladas pelo Pentágono, mostrando a atuação do exército combatendo o inimigo, . Porém, essa guerra foi extremamente exótica e diferente das demais, já que os soldados enfrentavam um quente clima tropical e tinham que se deslocar em meio às florestas fechadas. Além disso, o inimigo era nativo, conhecia muito bem os terrenos e estavam acostumados com o clima. 
   Junto com os militares, os repórteres também enfrentavam os obstáculos naturais para cobrir a guerra e passar as notícias em primeira mão aos jornais de todo mundo. Dessa forma, eles presenciaram as barbaridades americanas, como o uso do agente químico Napalm, que desfolhava as árvores e queimava a pele de quem era atingido.
   Manipular as informações não era mais tão simples. Direto do front, a imprensa mundial passou a noticiar os sofrimentos dos nativos e as centenas de vítimas, principalmente militares, da guerra que estava custando caro aos cofres americanos. Nessa época, a televisão era o principal meio de informação nos EUA, e foi a parti dela que a sociedade americana abriu os olhos para o pequeno país asiático e lutou contra a permanência das tropas no Vietnã.
   Por pressão estadunidense, a retirada do auxílio militar e material se deu a partir de 1973, com o Acordo de Paz de Paris. Pondo fim, assim, ao conflito que teve maior cobertura da imprensa mundial e foi o primeiro a ser televisionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário