sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Clica, foca!


"'Clica, foca!'? O que é isso?"

           O campo do fotojornalismo é rico e por isso há muito o que se explorar. Por trás das fotos há histórias e por trás dessas há pessoas; por trás das câmeras há pessoas e por trás dessas há mais histórias. Seguindo esse pensamento, o Fala, foca! decidiu abranger a coluna, largando-se de resumi-la a apenas uma fotografia semanal. Optamos pela mudança do nome da coluna e a batizamos como "Clica, foca!", na pretensão de não mais centralizá-la a "Foto da semana". Agora, nossa intenção é desmascarar o que há de desconhecido no fotojornalismo e utilizar a forma de fotojornalismo mais conhecida para revelar o desconhecido do mundo - trazer os fatos mais escondidos e os fotógrafos menos falados. A ideia é inovar nas postagens, assim como foi tentado em "As 6 fotos que falam mais que eu" e assim como será tentado na postagem de hoje. Falando em postagem de hoje, olha ela aí:

Retrospectiva do que não foi visto


Por Natália Noronha

Concorda comigo que há uma espécie de cronograma-de-fim-de-ano? Parece que a mídia, as divindades, a humanidade, sei lá, alguém conseguiu criar um pacote de tradições típicas do fim de ano. As retrospectivas são uma delas. Estampam páginas iniciais de websites e ganham programas só para elas nos grandes canais de tevê.
Todo dezembro várias e tantas memórias se reacendem na cabeça da gente diante de um conjunto de imagens pretensiosamente dispostas numa ordem mensal. Então você lembra daquele acontecido de janeiro, daquele fato de fevereiro, daquele desastre de março que tomou grande proporção na mídia mas você esqueceu. Retrospectiva serve pra isso. Pra te lembrar do que você sabe.
A retrospectiva da coluna de fotojornalismo do Fala, foca! vai ser um pouco diferente. A gente quer trazer o que você não sabe. Fatos que, embora tenham ganhado alguma importância em algum meio de algum país, você provavelmente desconheça. Porque, confessemos, fotografias das Olimpíadas de Londres você certamente já viu, das eleições políticas no Brasil e da reeleição do Obama também.
Hoje e na próxima sexta-feira traremos fatos de 2012 descritos em foto, e a pretensão é revelar, sem uma disposição mensal, porções de 2012 (e do mundo) que você não conhece. Num primeiro olhar, os fatos são tímidos se comparados ao "padrão de fatos" usualmente relatados numa retrospectiva. Mas fato é fato, e cada um descrito aqui certamente  foi importante de alguma maneira. Vamos saber o que aconteceu por aí em 2012? Boa viagem!


11 de maio 
Foto: Cheryl Ravelo. Moradores de Manila Bay, nas Filipinas, remam um barco improvisado enquanto a pequena comunidade em que moram é consumida pelo fogo. O incêndio de causa desconhecida resultou em pelo menos mil casas destruídas e mais de 5.000 famílias desabrigadas, segundo mídia local.

30 de março
Foto: Ammar Awad. Policiais israelenses detêm um manifestante palestino durante confrontos no "Land Day", celebração palestina que acontece anualmente. As forças de segurança israelenses dispararam balas de borracha, gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral para dispersar grupos palestinos. O que era para ser um evento comemorativo se tornou uma festividade violenta.


16 de junho 
Foto: Baz Ratner. Um imigrante sudanês dorme sob um escorrego enquanto uma menina israelense brinca com a mãe, no parque de Levinsky, no sul de Tel Aviv, Israel. Esse parque é uma espécie de moradia para muitos imigrantes ilegais, que se dividem entre pessoas que procuram emprego e refugiados. Cerca de 60.000 africanos cruzaram a fronteira de Israel com o Egito nos últimos anos. 
 9 de novembro

Foto: Stringer. Sírios correm sobre arame farpado na tentativa de atravessar ilegalmente a fronteira entre a Síria e a Turquia, situada entre as cidades Ras al-Ain e Ceylanpinar. Muitas vezes os imigrantes ilegais preferem cruzar as fronteiras mais próximas a andar quilômetros. Utilizando essa estratégia, eles conseguem alcançar casas de familiares em vez de ficarem em campos de refugiados. 

20 de novembro

Foto: Mohammed Salem. Na cidade de Gaza, ao mesmo tempo em que dirigem motocicletas, palestinos armados arrastam o corpo de um homem suspeito de trabalhar para Israel. Os palestinos desse grupo ainda mataram seis supostos colaboradores, apanhados em flagrante, na Faixa de Gaza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário