segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O que acontece com a BBC?


    A BBC não anda muito bem. A rede de televisão britânica, considerada por muitos como o mais perfeito sistema público de telecomunicação, está ruim das pernas. O problema não é econômico, pelo contrário, o que está em risco é prestígio da emissora. Sua imagem de mídia imparcial está ruindo devido os últimos acontecimentos.
Jimmy Savile
Tudo começou quando foi descoberto crimes de pedofilia envolvendo Jimmy Savile, ex apresentador da BBC. Querido pelos britânicos, ele tinha um programa infantil nos anos 70, chamado de Jim'll Fix It, que incentivava a escrita e a realização dos desejos das crianças. O fato foi ignorado pela emissora.
Logo depois, outra notícia sobre pedofilia gerou falatório. No programa Newsnight foi exibida uma entrevista com um jovem vítima de abuso sexual, cujo agressor seria um político britânico conservador. Nenhum nome foi divulgado, porém, o de Alistair McAlpine, ex tesoureiro do partido conservador, surgiu nas redes sociais. 
   Por causa disso, a emissora britânica passou por diversas demissões em suas equipes. Desde o editor do Newsnight, Petter Rippon, até o diretor-geral da BBCGeorge Entwistle, deixaram o seus respectivos cargos. "Os eventos excepcionais das últimas semanas levaram-me a concluir que a BBC precisa nomear um novo líder", disse George.
   Dessa forma, a BBC está sendo severamente criticada pela opinião pública, pois acobertou seu ex funcionário e denunciou quem era inocente. Além de contribuir para a situação caótica que passa o jornalismo britânico, abalado depois da descoberta do uso de grampos telefônicos ilegais, para descobrir a vida pessoal de celebridades, pelo jornal News of the World.

   Confira o programa Observatório da Imprensa, veiculado dia 27/11, sobre a situação da BBC


Nenhum comentário:

Postar um comentário