sexta-feira, 30 de novembro de 2012

#FOTO DA SEMANA


As 6 fotos que falam mais que eu

Por Natália Noronha

Eu amo histórias. Amo ler histórias. E quando me interessei por entender o contexto das fotos que trouxe pra vocês, encontrei um baú cheio delas. Uma fotografia é o decreto absoluto da ocorrência de um instante. Mas pra se ter feito o decreto, aconteceu alguma coisa: circunstâncias cooperaram juntas para fazer acontecer o momento. E são essas circunstâncias que traçam as linhas primeiras da história. Uma erupção. Um conflito político. Uma guerra civil. Circunstâncias.
Não sou exímia contadora de histórias – e nem me aproximo de ser -, mas eu bem que gostei desse cargo (obrigada, chefe Matheus!). Hoje, contudo, vou fazer diferente. Selecionei 5 fotos que falam – umas até gritam - por si sós e trouxe pra vocês. Gostaria, de verdade, que vocês percebessem os olhares, as expressões, as mímicas, o cenário e tudo o que o compõe. Eles te contarão, talvez, mais do que minhas palavras conseguiriam contar.
Vou deixar que uns senhores e umas senhoras contem suas próprias histórias. Fechem a porta, sentem e deixem eles falarem. 



Foto por Ricardo Moraes. Parente de uma das vítimas do tiroteio que deixou 12 crianças mortas em Realengo passa mal durante velório.



Registro feito por Goran Tomasevic. Rebeldes ameaçam com arma um homem acusado de ser legalista do ex-ditador Muammar Gaddafi.


Foto por Nacho Doce. Uma adoradora de Umbanda entra em transe durante um ritual na favela Vila Flávia, em São Paulo.


Momento registrado por Zohra Bensemra. Oficial tunisiano grita na intenção de acalmar arruaceiros durante um combate com a polícia em Tunis, capital da Tunísia.


Captura por Li Ping. Mulher de 22 dois anos é resgatada após tentativa de suicídio. Ela planejou pular de um prédio de 7 andares, em Changchum, China.
(Eu não resisti. Olha a história: segundo a imprensa local, a garota tentou se matar após seu namorado acabar o relacionamento de quatro anos. Eles estavam fazendo planos para o casamento. Não houve nenhum ferimento.)

Registrada por Eric Thayer. Garotinho de 9 anos de idade segura o urso que levou ao velório de sua colega de sala, Christina Green. Christina foi morta no tiroteio de 8 de janeiro que deixou seis mortos em Tucson, Arizona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário