sexta-feira, 16 de novembro de 2012

#FOTO DA SEMANA

Os olhos verdes mais (des)conhecidos do mundo

A foto foi capa da edição de 1985 da revista National Geographic


Por Natália Noronha


Você com certeza já viu esse rostinho, sim? “A menina afegã”, foto capturada por Steve McCurry, fotógrafo americano, também trouxe uma temática interessante. A invasão soviética no território afegão casou mortes e tragédias e com isso deixou milhares de órfãos, que foram direcionados a campos de abrigo. Sharbat Gula, a menina dos olhos verdes marcantes, foi um deles. Steve McCurry, com o registro da menina afegã, conseguiu materializar o horror da guerra e a perda dos pais que Sharbat e outros garotos tiveram de enfrentar.
Mas o que ganhou mais repercussão em toda a história foi a identidade desconhecida da menina. Ninguém sabia seu nome nem sua idade. Depois de quase duas décadas, apenas, Steve encontrou a garota, então mulher e mãe de dois filhos, e matou o mistério da órfã desconhecida. McCurry passou 17 anos numa busca por Sharbat, sendo várias vezes questionado da identidade, da história e da vida da menina.
No primeiro fato que conhecemos, percebemos que entre a garotinha Omayra e o fotógrafo Frank Fournier se traçou uma pequena história e uma relação. Não foi diferente no caso da menina afegã. Steve se propôs a ir em busca da garota, porque, acredito eu, a foto não foi apenas a documentação de um momento, mas um registro material de uma história que se criou tanto entre o profissional e Sharbat, quanto entre os dois e a sociedade.
Foi o documentário “Search for the afghan girl”, produzido pela National Geographic, em 2003, que permitiu a busca pela garota e o fim do mistério de sua identidade. Quer saber como foi? Assiste aí!


(Há uma 4ª parte do documentário, mas não está disponível)

Nenhum comentário:

Postar um comentário