quinta-feira, 1 de novembro de 2012

140 anos de notícia

   Nessas últimas semanas, deixamos passar uma data muito especial para o jornalismo do Rio Grande do Norte: os 140 anos do jornal O Mossoroense. Inaugurado no dia 17 de Outubro de 1872 na cidade de Mossoró, pelo advogado Jeremias da Rocha, o periódico é um dos quatro jornais mais antigos do país em circulação.
Jornal O Mossoroense de 1903
   Só para se ter uma ideia, ele foi criado no segundo império, Machado de Assis ainda era vivo e a Inglaterra era a maior potência econômica e militar do mundo! O Mossoroense noticiou fatos históricos durante esses anos de circulação, como o conflito entre Brasil e Bolívia na disputa pelo Acre em 1903, a passagem do cometa Halley em 1908, e cobriu a invasão de lampião à cidade na década de 20. 
   No entanto, o jornal deixou de circular diversas vezes. Em 1876 suas rotatórias pararam, voltando em 1902. O mesmo ocorreu em 32, com a volta do jornal um ano depois. Além de sofrer as ações de censura pelo governo de Getúlio Vargas e pela Ditadura militar.
    Por ter vivenciado todos esses anos, O Mossoroense é uma dádiva do estado e do país. Um exemplo da evolução do jornalismo. No início, suas páginas eram marcadas por linguagem pomposa e literária, também detinha uma diagramação poluída (característica dos jornais antigos) e usava a tipografia para compor as páginas. Com o passar do tempo, o jornal sofreu mudanças estruturais e seguiu tendencias jornalística, desenvolvendo uma linguagem mais objetiva e adquirindo novas tecnologias.
   Hoje, tem forte atuação no meio digital. Sua página na internet disponibiliza as notícias do dia, porém, o jornal impresso não deixou de circular. 

Em comemoração ao 140° aniversário, está disponibilizado na internet a edição especial do jornal.
Clique na imagem para ler o especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário