quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dica de foca


Por Matheus Soares
    A maior angústia de um foca é produzir um texto bem feito, sem nenhum erro de português. Alguns já nasceram com o dom da escrita, escrevendo um belíssimo texto sem nenhuma dificuldade, já outros precisam estudar e exercitar muito.
   Para nos ajudar, as jornalistas Dad Squarisi e Arlete Salvador desenvolveram "A arte de escrever bem", manual da escrita para jornalistas iniciantes. Com dicas valiosíssimas, as autoras afirmam que o texto começa com o raciocínio, a partir de um roteiro claro traçado no pensamento.
"A habilidade de escrever é resultado da habilidade de pensar" (pág. 13)
   Com o texto idealizado, é hora de por as ideias no papel. No entanto, isso não pode ser feito de qualquer maneira, deve-se seguir dicas para tornar as palavras mais claras. Escrever frases curtas e simples, por exemplo, melhoram o entendimento do leitor e diminui a possibilidade de erro gramatical.
   Também é preciso optar por textos mais enxutos. O uso de artigos indefinidos, como "um" e "uma", não colabora para uma ideia concreta e só faz ocupar espaço. Adjetivos generalizados não agregam nenhum sentido construtivo a sentença. É o caso de "maravilhoso", "bonito" e "fantástico", chamado no livro de "adjetivos-ônibus", pois trazem com eles diversas interpretações, além de expressarem opinião.
    No final do livro, as autoras discutem a escolha das palavras. É preciso ter cuidado com o politicamente correto, usando termos que não tragam ambiguidade e que não ferem a ética social. Ainda nas últimas páginas, elas atentam pela falta de tempo que o jornalista sofre, prejudicando, assim, o texto.
"Não há tempo para revisões cuidadosas nem para reescrever o texto. A margem de risco para ocorrência de erros aumenta à medida que o prazo final se aproxima" (pág. 104)
   O livro consegue trazer o conteúdo de forma leve e com pitadas de humor, auxiliando o jornalista na criação de textos mais objetivos e concisos. Pois um profissional de comunicação, seja de impresso, seja de outras mídias, deve dominar sua ferramenta de trabalho.

Livro: A arte de escrever bem
Autoras: Dad Squarisi e Arlete Salvador
Editora: Contexto
N° de pág: 105

Nenhum comentário:

Postar um comentário