sábado, 29 de dezembro de 2012

Clica, foca!

Retrospectiva do que não foi visto - Parte II


Por Natália Noronha

Imagino que hoje a preferência das tevês brasileiras tenha sido pela Rede Globo: aquela velha retrospectiva do ano que se finda, muito bem vestida com uma trilha sonora de filme de ação, acompanhante ideal para o conjunto de imagens marcantes e inesquecíveis. Ou esquecíveis? Dizem por aí que brasileiro tem memória curta. Brasileiro também é um tantinho acomodado, senta no sofá e, servido de uma pipoquinha Yoki e uma Coca bem gelada, deixa que a tevê lhe faça o agrado de relembrá-lo do que houve no ano.
E hoje o Fala, foca! também te traz uma retrospectiva. Mas é uma retrospectiva diferente. Do que você não viu. Na segunda e última parte da Retrospectiva do que não foi visto, a gente te lembra do que você não sabe. Ou te faz conhecer o que você desconhece. O propósito é diferente assim talvez pela vontade de te trazer novidades, porque o que teve de Avenida Brasil, Olimpíadas de Londres, crises, confrontos e (re)eleições foi muito e você certamente já viu. Aqui se quer revelar Carminhas das quais ninguém falou, heróis que nenhuma rede noticiou e crises e confrontos cujas fumaças e bombardeios ninguém viu nem ouviu.
Servido de uma pipoca Yoki, Kero-Kero, Bokus ou a que quiser, você é agora convidado a dar um passeio pelo desconhecido de 2012.

(Se não viu a primeira parte dessa série, clica aqui.)

12 de junho

Foto: China Daily. Num hospital de Hangzhou, província chinesa, companheiros de trabalho, bombeiro e médico trabalham juntos na tentativa de cortar barras de aço que foram perfuradas no corpo de um trabalhador. As sete barras de aço acidentalmente quebraram e pularam para fora de uma máquina, perfurando o corpo do homem enquanto fazia seu trabalho na construção de uma ponte. O processo de retirada das barras envolveu o esfriamento do material no intuito de comprimi-lo para que depois fosse extraído do corpo do trabalhador. A cirurgia durou mais de cinco horas e foi um sucesso.


19 de agosto

Foto: Mukesh Gupta. Esse pequeno templo budista fica totalmente ilhado e parcialmente submerso após a inundação do rio Tawi devido às fortes chuvas, em Jammu, Índia.

13 de setembro

Foto: Jorge Dan Lopez. Em Tática, cidade próxima à Cidade da Guatemala, mulher atinge homem com pedaço de pau após ser acusado de roubo com mais três homens. A comunidade local deteu e amarrou os quatro suspeitos do roubo que resultou de um massacre numa escola. O homem, que matou a facadas duas crianças dentro de uma sala de aula, foi linchado e queimado vivo pelos moradores, segundo mídia local.

12 de julho

Foto: Susana Vera. Em Pamplona, Espanha, fotógrafo da Reuters, agência de notícias londrina, é atacado por um touro enquanto fazia alguns cliques do festival de San Fermin, em que há a típica corrida de touros. Extraburu sofreu alguns arranhões no cotovelo mas continuou a fotografar.

6 de setembro

Foto: John Kolesidis. Em Atenas, policial finge se enforcar em frente ao parlamento durante um comício. Cerca de 4.000 policiais, guarda-costeira e bombeiros gregos protestaram encenando suicídios. As mortes eram simuladas em forcas montadas em frente ao ministério da finança e do parlamento para simbolizar os cortes orçamentais.


2 comentários: