segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Alguma questão ou monção em pauta?


Parte do CII reunido no último dia da SOI
  Por Matheus Soares
    Eram sete e meia da manhã e a sala de reunião da agência internacional de notícias SOI NEWS estava cheia de jornalistas, cinegrafistas e publicitários. Todos ainda com cara de sono, conversando besteiras e esperando ansiosamente as diversas reuniões da ONU começarem. Qualquer deslize dos diplomatas iranianos ou alguma briga entre os russos e americanos deverão ser notados pelos repórteres do jornal.
   Oito em ponto, os jornalistas voavam diretamente ao seus destinos, nos quatro cantos do mundo. Na Austria, um cobrindo as questões de segurança das usinas na Agência Internacional de Energia Atômica, outro indo conferir as discussões da criação do estado palestino na Assembleia Geral em Nova York. Além de reuniões no Quênia e na America Latina. 
   "Alguma questão ou monção em pauta?" perguntavam os diretores dos conselhos. Os representantes da imprensa corriam feito loucos para entender a linguagem usada. Tudo tinha que ser votado, até um intervalo para lanche. "Decoro, senhores delegados!" gritavam os representantes da mesa quando a discussão aumentava.
   Enquanto isso, todo o QG de notícias trabalhava para por no ar as diversas informações sobre os eventos. Os publicitários lutavam contra uma pane na internet e a equipe de televisão rodava o planeta em busca de imagens e matérias na companhia da fotógrafa.
Jornal do primeiro dia
   Às onze horas, os textos estavam prontos para o jornal impresso. Não antes os repórteres voltarem à Nova York para explicar suas pautas e informar sobre as discussões. Depois disso, era só esperar um pouco que o horário de almoço chegaria.
   Após a pausa para refeição, e o sono voltando, as atividades eram retomadas. A correria se instaurava até o crepúsculo, quando as matérias era postadas no blog da agência e os programas eram exibidos.
   E foi assim,por três dias, a rotina do Comitê Internacional de Imprensa da SOI, que cobriu integralmente as atividades de simulação, todas elas realizadas com alunos do ensino superior e médio. O prédio de Ciência e Tecnologia da UFRN transformou-se no mundo para a realização do projeto de direito, do qual os estudantes de comunicação social tiveram oportunidade de participar.
   A equipe foi unida e produtiva, resultando em jornais com credibilidade e lido por todos os participantes da SOI. Em geral, foi uma experiência maravilhosa, extremamente construtiva e que tive orgulho de participar. 
Para conferir o que rolou na SOI 2012, acesse o site da SOI NEWS
Jornal SOI NEWS sendo exibido na cerimônia de encerramento
Pessoal de impresso + TV
Os responsáveis pela web tv
As duas Amandas gravando

Nenhum comentário:

Postar um comentário