segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Palestra sobre Marco Regulatório abre a SECOM

Por Matheus Soares
    Na última segunda feira, primeiro de outubro, aconteceu o primeiro dia da semana de comunicação (SECOM) na UFRN. Entre diversas oficinas e euforia dos estudantes, a palestra sobre o marco regulatório abriu oficialmente o evento. Lalo Leal, apresentador do programa VerTv da Tv Brasil, ministrou o momento, o qual foram discutidas atitudes para a regulamentação das leis de comunicação no Brasil.
   Carismático, o professor estava visivelmente satisfeito pelo espaço da discussão, já que considera esse tema “interditado na sociedade”.  Calmamente, ele explicou a importância do marco regulatório, dizendo que “A lei procura ampliar as vozes, aumentando a liberdade de expressão”, e que deve ser desenvolvido em dois estágios: um geral (para todos os meios de comunicação) e outro mais específico (destinado às rádios e televisões).
   A regulamentação das leis, segundo ele, também seria responsável por ampliar o conceito de comunicação. Dessa forma, colocaria em prática o fim da propriedade cruzada, isto é, ter posse de diversos meios de comunicação, e concretizaria o processo de concessões de canais públicos. Logo, a comunicação passaria de um produto comercial para um serviço público, instigando os cidadãos a participar dos problemas sociais.
   No entanto, Lalo afirma que “Não temos um marco regulatório pelo temor aos radiodifusores e seu poder”, e relaciona o comercial com a telecomunicação desde os primórdios dos jornais impressos, comentando que o mercado tomou conta das funções do estado, como garantir informação à sociedade. Dessa forma, as empresas passam por cima do governo e “engolem o espaço público”.

Lalo Leal, responsável pela palestra sobre o Marco Regulatório
Auditório do NEPSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário