segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Importância dos projetos de extensão

Por Matheus Soares
   Acredito no poder de um projeto de extensão. Como aluno do segundo período do curso de jornalismo da UFRN, posso constatar que as matérias que pago em sala de aula não chegam nem aos pés de uma experiência, salvo introdução ao jornalismo e xeque-mate (as melhores matérias). Não é por acaso que, apenas em um mês, estou fazendo parte de três projetos.
   Nem conclui meu primeiro ano na universidade e já passei por diversas áreas do jornalismo. E digo, aprendi muito! O finado Jornal Livre, que a Reitoria o tenha, deixou meu primeiro semestre mais cativante. Em meio as aulas de filosofia e metodologia da ciência (zzzz), pude ter a oportunidade de ligar pra fonte e pedir um horário vago para ela responder à algumas "perguntinhas", de chegar me tremendo no local marcado e tomar um "chá de cadeira", e de que texto noticioso não pode ter palavras como "infelizmente", isto é opinião!

   Já neste segunda parte do ano, pude aprender muito mais sobre televisão com o Tela Livre. Como me portar em frente às câmeras, o modo de segurar o microfone e o tom de fala. Além de vivenciar as etapas de produção da matéria, desde a pauta até o desenvolvimento das gravações. Foram ensinamentos valiosos que pude obter ao longo dessa experiência.

   Diversas pessoas já vieram me perguntar se eu estou gostando do curso. Digo, sinceramente, que as aulas não são tão satisfatórias, servem mais para nos intelectualizar, nos formar jornalistas conscientes das amarras políticas e nos preparar para um mercado do século passado. Porém, falo, com a absoluta certeza, que os projetos de extensão voltados ao jornalismo são o forte do curso. Aprendo coisas importantíssimas que não tenho oportunidade de vivenciar na maioria das matérias em sala. Não quero, de jeito nenhum, desmerecer meu curso. Ao contrário, quero deixar claro a importância dos projetos de extensão aos alunos do curso de comunicação social da UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário