sábado, 23 de fevereiro de 2013

Clica, foca!


Por Natália Noronha

Quando comecei a me interessar por fotojornalismo, a primeira personalidade da área que conheci foi João Bittar. Estava procurando conteúdo para um seminário da faculdade que tratava do assunto, e um dos primeiros resultados da pesquisa foi um vídeo bem interessante. Foi com o vídeo que eu comecei a entender o que penetrava a face superficial da área, o que ia além de câmera, de fotógrafo e de fotografado apenas.
No início do vídeo, João Bittar cita a frase “Se sua foto não está boa o bastante, é porque você não está próximo o bastante”, dita por Robert Capa, fotógrafo húngaro. Quem lê o Clica, foca! sabe que eu já usei essa citação por aqui. E quando a usei, disse que, com a frase, Capa falava sobre uma distância não-física, sobre uma distância que não se importava com metros e centímetros. Era uma distância de envolvimento. Quanto mais o fotógrafo se envolver com a foto – e no sentido de “foto” cabe pessoas, cenário, ambiente, contexto histórico, luz, momento, ângulo -, melhor será o resultado final.
No vídeo, Bittar ainda fala um pouco sobre a disciplina de foto, relembra grandes nomes da área e apresenta o Curso João Bittar de fotografia, expondo trabalhos de alunos e explicando como é feito o processo da escolha e execução de pautas. A conversa é bem descontraída – dá pra flagrar João mexendo num cigarro – e nenhum pouco monótona para quem se interessa.
João Bittar morreu em 2011, vítima de um infarto fulminante. Fotografava desde os 17 e fez fotos para a VEJA, IstoÉ, Folha de São Paulo, entre outros.

Segue o vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário