domingo, 14 de abril de 2013

Clica, foca!


Das ruas falantes da Suécia


Por Natália Noronha

O domingo preguiçoso do Clica, foca! se dedica ao trabalho do sueco Nils-Erik Larson, fotógrafo cuja especialidade são registros de rua.  A maioria de suas fotos é em preto e branco e retrata situações corriqueiras nas ruas da Suécia.
Um senhor fumando, um moço ajudando uma senhora, mulheres se abrigando da chuva... Detalhes do dia para os quais a gente nem olha, mas em foto perdem a pequenez do detalhe por se tornarem grandes. É interessante ver que uma fotografia pode nos cativar a atenção para algo que passa batido numa expressão que não a fotográfica.
Algumas das fotos de Larson, se atenciosamente observadas, são descobertas numa intenção tendenciosa. Não foram clicadas por serem clicadas; foram clicadas para dizer alguma coisa. Fotografia, às vezes, não é imagem: é fala. É a expressão da completude que há entre fala e imagem.
E sobre estar “no lugar certo e na hora certa”, há de se perguntar sobre sorte ou talento. Qualquer dos dois que seja, talento ou sorte, o trabalho resultante é facilmente admirável em beleza de contraste, momento e cor.
A gente selecionou algumas fotos do acervo urbano de Larson e trouxe pra vocês.














Você pode conferir a galeria completa de Larson aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário