domingo, 21 de abril de 2013

Clica, foca!

Silêncios gritantes

Por Natália Noronha

Martin Usborne é um fotógrafo inglês e ganhou destaque na mídia nas últimas semanas por fazer uma sessão de fotos um tanto diferente. Uma espécie de book não muito feliz, mais ou menos sombria, mas cuja ideia é admirável. Usborne reuniu numa série fotos de cães abandonados em carros por seus donos e a intitulou de “The Silence of Dogs in Cars”.
Em tom de revolta ou de conscientização, o fotógrafo britânico tenta reproduzir o sentimento do animal abandonado. É um silêncio que nos diz, que grita, que pede e que chora - há silêncios mais gritantes do que qualquer rasgar de garganta. Silêncio residente no olhar inocente de quem foi deixado pelo companheiro. Silêncio resposta do medo de que não haja volta.
A ideia de fazer a série veio de um episódio da vida pessoal de Usborne. Em seu site, o fotógrafo inglês relata que quando tinha quatro anos, foi deixado no carro fora do que lembra ser um supermercado, e o sentimento que mais o consumia era a dúvida de que alguém iria voltar. Na mesma idade, começou a se aproximar dos animais e prestar atenção no tratamento do homem com os bichinhos. Essas duas experiências, aliadas, são as possíveis motivações para a realização da série.
A relação de Usborne com animais não para por aí. Ele mantém um blog em que escreve sobre as contribuições que faz na luta contra o abandono de animais. (Acessa www.yeartohelp.com e confere!)
            “The Silence of Dogs in Cars”, além de ser uma linda expressão artística, é sem dúvida uma forma de conscientizar a população sobre o abandono de animais em carros.
A série fica disponível na Black Gallery, em Londres, até o próximo dia 27.












Você pode conferir mais do trabalho de Usborne aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário