quinta-feira, 4 de abril de 2013

Um ator comunicador

 Por Matheus Soares
   Você que faz jornalismo/comunicação social já deve ter reconhecido esse senhor em algum filme visto na universidade. Seu nome é Dustin Hoffman, ele já atuou em longas importantes sobre a imprensa, que sempre são discutidos pelos professores em sala de aula.
    Em 1976, Hoffman interpretou o jornalista Carl Bernstein no filme Todos os homens do presidente, que traz o trabalho investigativo dos dois repórteres do Washington Post na cobertura do Watergate, maior escândalo político da história americana.


   Dezenove anos depois, em 1997, ele atua em dois longas sobre o poder midiático. Em O quarto poder , Hoffman representa um jornalista que fora um profissional respeitado, mas que agora está em baixa. No entanto, o repórter presencia uma ameaça armada de um funcionário que perdera o emprego, e faz dessa situação um grande furo de reportagem para conseguir se reerguer na mídia.


   Já em Mera coincidência, ele deixa de lado a profissão jornalista e interpreta Stanley Motss, produtor de Hollywood que, na companhia de dois assessores da Casa Branca, tenta criar uma guerra fictícia para apagar a denúncia de pedofilia em que o presidente dos EUA está envolvido. As imagens de destruição e violência, todas produzidas em estúdio, são veiculadas na imprensa americana, influenciando a opinião pública e ajudando o governante a se reeleger.


   Os longas citados acima são ótimos exemplos de como a mídia, seja impressa ou televisiva, é capaz de influenciar nosso comportamento e juízos de valores. Não deixe de assisti-los! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário