segunda-feira, 18 de março de 2013

Jornalista ministra palestra em Natal na ultima sexta-feira


Por Matheus Soares
   “Eu descia as escadas enquanto o cano da arma tocava minha cabeça. Percebi que as escadas davam para uma parede. Eu sabia que ia morrer, tinha certeza”. Essas  foram algumas das palavras que Klester Cavalcanti proferiu aos ouvintes que assistiram sua palestra, no prédio do CCHLA (UFRN), sobre os seis dias de terror que ele passou na Síria, em maio de 2012, durante a guerra civil.
   O jornalista, que já ganhou dois prêmios Jabuti de literatura, contou que pagou a própria passagem para o país no Oriente Médio e foi cobrir o conflito por vontade própria. Conseguiu fontes na embaixada brasileira da Síria e obteve o seu devido visto para tal território. Porém, o que seria uma cobertura jornalística resultou em seis dias de prisão em uma delegacia improvisada, sujeito a agressões corporais e situações extremas de vida ou morte.
   “Passar no Ministério da Informação”, dizia, árabe e português, o seu passaporte. Klester deveria ir ao ministério para ser acompanhado por um guia do governo, que não o levaria para os territórios em guerra. No entanto, ele resolveu entrar na cidade de Homs, epicêntro da guerra civil, sem passar no lugar indicado e sem qualquer permissão. Talvez tenha sido isso o motivo da prisão dele, comenta o próprio jornalista.
   Mesmo a palestra passando do horário estipulado, as pessoas continuaram até o final. Após responder aos questionamentos do público, Klester lançou seu livro, Dias de inferno na Síria, em que conta a sua aventura, a qual foi tema do evento.

De engenheiro industrial a jornalista
   Klester já trabalhava em uma empresa como engenheiro industrial quando decidiu partir para a área de comunicação. “Eu era bom em matemática e desenho. [...] Mas larguei tudo para trabalhar em uma empresa de assessoria por 90 reais”, comenta o jornalista.
   Aos poucos, foi evoluindo na nova área, seguindo para uma empresa de assessoria maior. Porém, foi para a redação de um jornal pernambucano, até ser chamado para ser correspondente da revista Veja em Belém do Pará.
   Em 2000, foi levado à São Paulo por ter sofrido um sequestro na cidade do norte do país. Trabalhou em diversos títulos da Editora Abril, como a revista VIP, até assumir o comando do portal Estadão, em 2010. Dois anos depois, segue para a Istoé Gente, onde está atualmente.


   O jornalista é autor de quatro livros, entre eles O nome da morte, que já está sendo produzido para uma versão cinematográfica.



   É só curtir nossa página no facebook, entrar nesse link e clicar em "Quero participar". O sorteio será feito dia 2 de abril e será válido apenas para pessoas que moram na cidade de Natal (RN). Após sabermos o felizardo, é preciso agendar a entrega do prêmio. Siga as regras e boa sorte!!


Dias de Inferno na Síria - Klester Cavalcanti saiu de São Paulo, em maio de 2012, com a missão de registrar a realidade da guerra civil na Síria, iniciada em março de 2011. Partiu para Beirute, no Líbano, com toda a documentação em ordem. Tinha o visto sírio, uma lista dos equipamentos que poderia portar, passaporte e um contato esperando-o na cidade de Homs, então epicentro do conflito entre as forças do ditador Bashar al-Assad e os rebeldes do Exército Livre da Síria. Seu plano era entrar em território sírio pela fronteira libanesa e acompanhar por alguns dias a ação dos rebeldes. Mas nada aconteceu como planejado. O jornalista foi preso pelas tropas oficiais, torturado e encarcerado por seis dias numa cela que dividia com mais de 20 detentos. Acostumado a denunciar violações dos Direitos Humanos no Brasil, ele conseguiu fazer seu trabalho no ambiente inóspito da prisão, lá estavam os personagens e as histórias que precisava para retratar a guerra civil que acompanhava da cela, ouvindo os tiros e as explosões que vinham das ruas. O livro apresenta o conflito sírio de uma perspectiva vista de dentro, ao mesmo tempo em que e as vítimas e os algozes da guerra podem ganhar a dimensão humana que faz refletir sobre as diferenças religiosas, de raça e de poder que maltratam o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário