terça-feira, 12 de março de 2013

Especial ESCOLA BASE (Parte 2)




Por Alice Andrade
   Com o passar dos dias, a sede dos veículos comunicativos por notícias instigavam o delegado a dar cada vez mais informações parciais e não comprovadas. Satisfeito com o assédio dos repórteres, ele dava declarações sem confirmação exata. O feriado da páscoa estava se aproximando e, com isso, as notícias frias eram comuns nas redações. Nada de grande impacto estava acontecendo, então foram raros os jornais que não trouxeram a Escola Base como manchete.

   O Jornal Nacional chegou até mesmo a sugerir o consumo de drogas e a contaminação pelo vírus da Aids, enquanto a Folha da Tarde noticiava: “Perua carregava crianças para orgia”; o tablóide Notícias Populares, por sua vez, estampou a capa com o título: “Kombi era motel na escolinha do sexo”.

   Quando as primeiras provas de que os seis funcionários da escola eram inocentes começaram a surgir, o delegado foi afastado do caso e assumiram o seu lugar Jorge Carrasco e Gérson de Carvalho. Após esse fato, uma denúncia anônima levou a polícia à casa de Richard Harrod Pedicini, que foi preso pela suspeita de tráfico das fotos de crianças, entre elas as da Escola Base. Entretanto, isso não foi realmente comprovado.

   Os menores foram levados à casa de Richard para que pudesse haver o reconhecimento do local. A menina, filha de Cléa, viu uma abelhinha de pelúcia no chão e quis brincar com ela, o que foi suficiente para alegarem que a garotinha estava identificando a residência.

   Diante disso, mídia logo tratou de dar a sentença: “Alunos da Escola Base reconhecem a casa do americano”, e “Criança liga americano a abuso de escola” foram manchetes do Estadão e da Folha, respectivamente. No dia 13 de abril, dois dias após a prisão do americano e depois de tanta repercussão, foi esclarecido de que ele não tinha ligação com o caso Escola Base. Ele e os supostos culpados nem mesmo se conheciam.

4 comentários:

  1. Adorando acompanhar!! ansioso pro fim.

    ResponderExcluir
  2. Esquecido pela mídia, mas lembrado por todos que acompanharam a sina dos suspeitos. Bela iniciativa de vcs lembrar desse caso.

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos a leitura de vocês, são para os leitores que postamos. Continuem acompanhando o blog!

    ResponderExcluir